Olá! Sou o Bruno.
Sou psicólogo, formado pela UFCSPA, especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) pelo InTCC e hoje busco me aprofundar em estudos sobre Terapias Comportamentais Contextuais. Tenho formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pelo IBAC, e é a abordagem que, hoje, majoritariamente ancora minha visão de mundo e trabalho.
Sobre minha trajetória dentro da faculdade, passei por experiências distintas, tendo estagiado em um serviço de atenção a usuários de drogas (Ligue 132), hospital e também escola. Meu interesse pela clínica enquanto profissão não existia desde o início da faculdade, mas parecia o ambiente que mais me aproximava de entender a experiência humana, e cresceu nos últimos anos da formação.
Genuinidade, bom humor, atenção e aceitação são características que tenho como guia para o meu caminho enquanto psicólogo.
Entendo que o espaço terapêutico é o ambiente para que eu busque uma melhor versão de mim mesmo, mais disposta a ajudar e a entender quem está em sofrimento ou está em busca de um lugar de maior significado.
Formação
• Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Ciências
da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - 2018
• Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais - InTCC - 2020
• Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) - Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - IBAC - 2020
• Curso online ACT na prática clínica - Prof. Dr. Tiago Ferreira - 2021
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Um pouco mais sobre as abordagens que trabalho
Um dos pilares das Terapias Comportamentais Contextuais, a ACT se propõe a ser ferramenta para um olhar distinto ao nosso sofrimento. O tratamento, assim, tem como principal objetivo não o de eliminar sentimentos e sensações desconfortáveis, mas de encontrar um caminho que nos dê maior sentido em viver.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC é consolidada como uma prática psicoterapêutica baseada em evidências, calcada em resolução de problemas e avaliação dos efeitos e influência das nossas crenças e emoções nos nossos comportamentos.
Ainda que, hoje, não corrobore com minha visão fundamental do que buscar e para onde olhar na prática clínica, é um conhecimento que me instrumentaliza na lida com as principais demandas que surgem no consultório.